sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Iniciando com estilo

Formada na Newton, Marília Corradi lança seu próprio projeto, a Revista Papo de Salão

Por João Vitor Cirilo.

Em um meio tão fechado como o jornalismo, principalmente em setores específicos como a moda, a iniciativa em um trabalho próprio se torna uma excelente alternativa para driblar as portas fechadas do mercado. Pensando nisso, Marília Corradi, formada há quase dois anos na Newton, lançou recentemente seu novo projeto, a revista "Papo de Salão". A jornalista retornou nesta semana à velha casa para uma visita à Central de Produção Jornalística e falou sobre a sua publicação.

Foto: Matheus Rocha/CPJ

DÚVIDA E INSPIRAÇÃO

Após a formação, Marília se viu em uma situação comum a muitos estudantes: dúvida no que fazer. "Passei um tempo pensando o que faria da minha vida, achando que não queria mais jornalismo. Já me formei meio incrédula", conta. A inspiração, logicamente, veio em um salão de beleza. "Tinha um cabelo enorme. Fui no salão um dia e passei a tesoura", começa. "Nesse dia, tive uma reflexão. O Salão é um espaço onde as pessoas desenvolvem diálogos, o próprio cabeleireiro vira um psicólogo da mulher... há uns clichês, mas que têm um pouco de verdade".

A ideia foi fazer uma revista com os assuntos que ela mais ouve em um salão e outros que as mulheres gostam de conversar, fugindo do estigma de que mulher só fala de futilidade. "Nós mulheres conversamos sobre muitos assuntos, mas eles não são fúteis, necessariamente. Uma revista feminina não precisa trazer apenas futilidades, falar só de beleza, só do que se está usando atualmente", argumenta.

MERCADO A SER EXPLORADO

"Não sei se minha função é tirar esse estigma, porque não sei se sou capaz disso. Mas a intenção é fazer um trabalho voltado para esse sentido, além de o mercado da moda ser interessante. Há uma pesquisa que diz que as mulheres aqui no Brasil deixam de comprar produtos básicos, de alimentação, para comprar um item de higiene, por exemplo", conclui.

Para iniciar o projeto, Marília contou com a ajuda do seu primo, que é designer e também seu sócio. A linha editorial é toda definida por Marília. "Priorizo aquilo que for interessante. Se eu achar que o produto é bom, ele entra. Também tento dar um espaço social para a revista", citando a matéria sobre o recebimento gratuito de perucas por mulheres que têm câncer, que foi ao ar na primeira edição da revista.

Capa da revista publicada neste fim de ano.
(Foto: Divulgação/Facebook da Revista Papo de Salão)

Além dos colaboradores, Marília também conta com o apoio das redes sociais para divulgar seu trabalho. O facebook (www.facebook.com/revistapapodesalao) apresenta "postagens engraçadas, datas comemorativas e também conteúdos do portal" (www.revistapapodesalao.com.br). O twitter e o instagram podem ser acessados pelo endereço @paposalao.

Se você tem interesse em colaborar com a Revista Papo de Salão, mande um email para jornalismo @revistapapodesalao.com.br. "Pode mandar o que quiser, que a gente conversa", segundo Marília.

Um comentário:

  1. Fiquei muito contente em contar mais sobre meu trabalho! Muito obrigada, sucesso para vocês! Grande abraço.

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