quinta-feira, 8 de maio de 2014

“O ideal é não abaixar a cabeça, não desistir, e sempre acreditar no seu trabalho”


CRIA DA NEWTON

Entrevista: Pedro Jaued
Fernando Oliveira

Quem tem uma visão superficial, pode até julgá-lo como um sujeito fechado, sisudo, e introvertido. Talvez pelo estilo de vida que ele escolheu. Mas já no primeiro contato, é possível perceber que essa imagem nada tem a ver com a personalidade do metaleiro Pedro Jaued. Isto porque, para desenvolver um trabalho tão interessante como o que ele faz na Rádio Web Roots, é necessário ser contagiante, e claro, saber seduzir o público.

O Cria da Newton entra em cena mais uma vez para conhecermos projetos próprios de alunos e ex-alunos que vem obtendo sucesso. E nada melhor do que adquirir um pouco de conhecimento sobre a experiência de Pedro e seus sócios na Web Roots, rádio voltada para o cenário do Rock n’ Roll em Minas Gerais.



 Equipe WebRoots: À esquerda Luiz Fernando Figueiredo e à direita Pedro Jaued, ambos passaram pela CPJ.

Lince — Conte-nos de que forma a Web Roots começou. Como e há quanto tempo surgiu a ideia de fazer a rádio?

Jaued — No início de 2009 estávamos caminhando para o último ano de faculdade, e como encerramento dos estudos, precisávamos desenvolver o nosso TCC. Em meio a várias ideias e influências da música em nossa vida, eu, Luiz Fernando e Klinger Loiola desenvolvemos a ideia da Rádio Web Roots. A princípio estávamos apenas preocupados em fazer um bom trabalho e formar, no decorrer do desenvolvimento fomos vendo que essa ideia poderia ir muito mais além do nosso TCC final.

Lince — Quais as maiores dificuldades que você se deparou ao longo do trabalho?

Jaued — Nossa maior dificuldade, que até hoje ainda convivemos, é o próprio site que desenvolvemos a Rádio. Passamos por muitos desenvolvedores e empresas que não fizeram um bom trabalho e quase nunca tivemos 100% de funcionamento da Rádio. No princípio também tínhamos dificuldades operacionais com equipamentos e softwares, coisas que foram aos poucos sendo sanadas até conseguirmos desenvolver tudo perfeitamente.

Lince — Você enfrentou algum tipo de preconceito por colocar a música como um estilo de vida? Dê a sua opinião sobre o assunto.

Jaued — Não, nunca tivemos nenhum preconceito por isso. Eu acredito que quando você respeita a opinião dos outros, automaticamente ganha respeito. Escolhi o Rock and Roll e o Heavy Metal como um estilo de vida, mas sempre respeitando o estilo de qualquer pessoa que conviva ao meu redor.

 Lince — Qual sugestão você pode dar para pessoas que têm interesse em criar uma rádio (ou um blog) com o propósito parecido ao da Web Roots?

 Tem que confiar no trabalho e ter persistência. Aos poucos a Rádio Web Roots conquistou um espaço considerável no cenário Rock and Roll e Metal. Mas tudo isso veio através de muito trabalho, muitos nãos, muita coisa acontecendo errado, etc. O ideal é não abaixar a cabeça, não desistir e sempre acreditar no seu trabalho.

Lince — Quais as experiências você teve na Central de Produção Jornalística (CPJ) que mais influenciaram seu projeto da rádio?

Jaued — Eu e o Luiz passamos pela CPJ. Posso dizer que na nossa época vivenciamos tempos de ouro. Tínhamos jornais muito bons como o Holandês, Turismo de Minas e outros que nos ajudaram a desenvolver facilidade em formular perguntas, entrevistar diversas áreas e ter um bom texto. Mesmo atuando com Rádio, a experiência da CPJ nos ajudou na desenvoltura de todo material escrito que desenvolvemos atualmente.

Lince – E dentro da sala de aula, o que mais ajudou?

Jaued — Com certeza o que mais nos ajudou em sala foram as aulas de Rádio. A Web Roots começou nos estúdios da Newton Paiva e lá foram feitos os primeiros programas. A experiência que tivemos com as aulas e a ajuda dos profissionais que atuavam na área, na faculdade, foram fundamentais para o início do nosso projeto.

Lince — Como era sua relação com os professores?

Jaued — Tínhamos boa relação com os professores. Muitos deles mantemos essa boa relação até hoje. Tivemos professores fundamentais, que acreditaram no nosso trabalho, nos apoiaram e sempre estiveram do nosso lado durante todo o processo de criação e desenvolvimento da Rádio. No geral não existiu conflitos ou qualquer outra situação ruim com nenhum professor.

Lince — Quais as principais lembranças você tem como aluno da Newton Paiva?

Jaued — Temos boas lembranças. Aprendemos muitas coisas, fizemos boas amizades, adquirimos conhecimentos fundamentais que serão levados por toda a nossa vida. Muitas ideias foram desenvolvidas durante o tempo como alunos, e isso nos ajudou bastante no meio professional que desenvolvemos atualmente.
 
Link de acesso ao website: www.radiowebroots.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário