segunda-feira, 19 de maio de 2014

“A profissão exige que estejamos atualizados”

CRIA DA NEWTON

Entrevista: Adriana Ferreira



Pâmela Matos

 

A jornalista Adriana Ferreira se formou na Newton Paiva em 2003. Com uma vasta experiência profissional, desde o início da faculdade ela teve a oportunidade de estagiar (passou pela Rede Super, Rádio Alvorada e Rádio Mineira), fato que contribuiu bastante para sua experiência profissional.
 


Adriana sempre gostou de meios eletrônicos, o que fez com que depois de formada ela investisse nesse área. Hoje ela trabalha paralelamente com rádio e tv: há quatro anos é produtora, repórter e âncora na rádio CBN (Sistema Globo de Rádio); já na tv o tempo é maior. Há dez anos ela integra o grupo de jornalistas da TV Horizonte, onde já foi repórter, produtora e apresentadora do programa Horizonte Debate, e hoje apresenta o programa Retratos.

 

Lince — Você faz tv e rádio. Quais as diferenças entre as duas áreas? Se você pudesse escolher uma, qual seria?


Adriana — Adoro trabalhar nos dois; linguagens semelhantes, discurso direto tendo a objetividade como ponto principal. O rádio me conquista pelo contato diário e direto com o público, a notícia é imediata. A TV nos proporciona criar, ilustrar o discurso e completá-lo com o recuso das imagens. Na TV Horizonte, apresento um programa de entrevistas e é muito legal conhecer histórias e personagens diferentes todas as semanas.

 

Lince — Quais foram suas maiores dificuldades, até agora, na profissão?


Adriana — Na minha carreira tudo fluiu com muita naturalidade. A profissão exige que estejamos atualizados. A leitura é fundamental e o conhecimento de mundo também. Saber sobre assuntos diversos nos ajuda no processo de contextualização, enriquecendo uma entrevista ou uma reportagem, fundamental principalmente no trabalho do âncora. É necessário sempre buscar cursos que podem nos acrescentar. Em uma área tão concorrida é necessário buscar diferenciais.

 

Lince — Pra você, qual sua maior conquista como jornalista?

 
Adriana — Os professores dos tempos de faculdade sempre foram referências e hoje, trabalhando com alguns deles, realizo um sonho. Claro, fruto também de muito empenho. Acredito que a minha principal conquista como jornalista foi trabalhar na área que sempre gostei e com profissionais conceituados. Todos os dias o processo de compartilhamento de experiências é enriquecedor.

 

Lince — Você tem algum projeto em vista? Planos para o futuro?


Adriana — Meu plano é permanecer trabalhando em TV e rádio. Continuo me dedicando a melhorar para que eu possa conquistar meu espaço dentro do jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário