quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Eles estavam o tempo todo por aí...

Quem acompanha as manifestações, certamente conviveu com o Black Bloc. Mas foi necessário a morte do cinegrafista para o repúdio aparecer.

 Fernando Oliveira



Foto: Arthur Anjos


A morte de Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes, que foi atingido por um rojão disparado por um militante integrante de uma suposta tática anarquista, dá início a mais um episódio polêmico no cenário político-social brasileiro. O fato lamentável, ocorrido no Rio de Janeiro, foi importante como alerta à sociedade quem são os Black Bloc’s, e quais suas intenções em relação às manifestações que acontecem no Brasil. 
Mascarados e vestidos com roupas pretas, os integrantes do Black Bloc são conhecidos como um grupo informal, de natureza esquerdista. Eles se unem aos manifestantes comuns a fim de protestarem contra o preceito capitalista. Em alguns casos, lideram atitudes de vandalismo e acabam ‘manchando’ o real objetivo dos protestos.

A opinião dos populares sobre a morte de Santiago tem se mostrado praticamente uniforme. A professora da Newton, Maria do Carmo Guerra, 54, afirmou ser óbvio o transtorno da sociedade com a fatalidade. “É um absurdo uma pessoa morrer durante o trabalho em função de algo que foge completamente da normalidade. Analisando o principal propósito das manifestações, isso é inaceitável”, lamentou.  
Outro questionamento que vêm à tona, é como a Direita conservadora pode ter se fortalecido após o fato, visto que os protestos estão tomando contrastes negativos.  Mateus Costa Tavares, estudante,18, destacou que quanto mais vândalos se infiltrarem no grupo de manifestantes, maior o prejuízo para a sociedade. “A Direita com certeza se fortalece quando ocorre algum fato que prejudica a Esquerda. É como se fosse uma balança. Mas o lado protestante ainda é muito mais forte, se tratando do contraste que tomaram os protestos no Brasil”, completou.

O Black Bloc esteve presente nas manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus desde a Copa das Confederações. Muitas vezes, com seus integrantes sendo pioneiros em atitudes baderneiras, e gerando conflitos com a polícia. Mas foi necessário acontecer uma tragédia (morte de Santiago), para ficar exposto claramente à população qual o propósito do “Bloco negro”.

Um comentário:

  1. Belo texto! Expressa o caos vivido na politica e na sociedade! Muito bom! Vou seguir este blog

    ResponderExcluir