sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

COMPRANDO GATO POR LEBRE

Na mídia, obedecendo à lógica do livre comércio, produtos de consumo são oferecidos à população diariamente
 

Rayza Kamke – 5º período
Utensílios domésticos que não funcionam, aparelhos de ginástica que prejudicam a saúde, instrumentos de beleza que danificam, e uma infinidade de processos judiciários. No país do carnaval e do futebol, a diversidade da falsa propaganda está, oficialmente, impregnada no comércio. Para conquistar o consumidor, muitas empresas utilizam imagens fantasiosas para a venda de seus produtos. O brasileiro, além de arcar com as consequências de ser enganado, ainda precisa lidar com preços abusivos para o consumo.

Uma das maiores funções da publicidade, no ramo comercial, é chamar a atenção de clientes para o consumo de seus bens. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o descumprimento da oferta pelo fornecedor dá ao cidadão o direito de exigir, entre várias alternativas, a que melhor lhe convier (art. 35, Código de Defesa do Consumidor). Entre as táticas utilizadas, é preciso ficar atento à propaganda enganosa e abusiva, que induz o consumidor de forma prejudicial a sua saúde e segurança. Na maioria dos casos, a falta de informação é o fator crucial para a compra de mercadorias “falsas”.

A Proteste – Associação de Consumidores, adverte o direito do consumidor ao acesso a informações adequadas, claras e precisas sobre o item que será comprado. A mensagem passada pelo anúncio precisa ser fiel às características do que foi ofertado. De acordo com o advogado Vinicius Schittini, o consumidor deve correr sempre atrás de seus direitos. “Se o produto não atendeu as expectativas do cliente, a empresa responsável deve se prontificar. Seja para troca, ou ressarcimento do dinheiro. É um direito do cidadão”, declarou.  Schittini recomenda que, inicialmente, deve-se procurar com rapidez os órgãos de defesa do consumidor.


A base é a informação

Na internet, são vários os sites de apoio aos consumidores insatisfeitos e que se sintam lesados com os produtos adquiridos. Dentre as reclamações, além de resultados inferiores às expectativas, é constante queixas sobre a exploração das empresas privadas com altíssimos preços, e baixa qualidade de atendimento após a compra. Companhias já conhecidas por suas propagandas apelativas e exageradas são o alvo principal de críticas. “O nome da marca se vende por si só. Quem não procura conhecer sobre a verdadeira face do produto, acaba saindo prejudicado”, disse a empresária Fernanda Dias, que não se deixa mais enganar.

A diferença entre os preços impressiona o consumidor mal informado. Onde grandes empresas cobram valores altíssimos, lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos vendem, na maioria das vezes, pela metade do preço.   Fritadeiras elétricas vendidas por R$ 1.999,98 podem ser encontradas em lojas populares por R$ 599; ares-condicionados portáteis variam de R$ 3.599 à R$ 2.699, e são encontradas em outras a R$1.999.  Febre entre as mulheres, a famosa escova rotativa, que seca, modela e alisa os cabelos, são vendidas à R$ 359, enquanto achadas por R$199 e R$129.

Mesmo com pontos negativos, há consumidores assíduos que não abrem mão destes produtos por nada. Na família Xavier, Aurelice e Cinthia – mãe e filha – sempre procuram estar por dentro das novidades. Cinthia admite já ter tido problemas com uma da empresa famosa no meio publicitário. A companhia, que não forneceu a excelência prometida, também dificultou na hora da troca. “Comprei dois produtos, para nunca mais. Primeiro, um triturador de presente para minha mãe. O eletrodoméstico era de artigo muito inferior às fotos e vídeos. Tive grandes problemas na hora da troca. Além da demora, o atendimento foi péssimo”, disse a estudante.

Já Aurelice, que se diz apaixonada por uma empresa concorrente, não fica por muito tempo sem comprar algo inovador. Apesar de também já ter se decepcionado com alguns produtos que comprou, Aurelice sempre se surpreende com a eficiência e o ótimo atendimento da empresa. “Eles cumprem os prazos prometidos, são confiáveis. Se eu reclamo sobre algum produto, imediatamente trocam por um novo. E o melhor: tem frete grátis”.

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