sexta-feira, 14 de março de 2014

Marcou, Marcou, Marcou!



O bom filho à casa torna...
Ênio Lima, jornalista e locutor esportivo da Itatiaia, saiu da Newton Paiva como aluno, e agora retorna como palestrante.

Fernando Oliveira - 3º Período


Dinâmico, divertido, equilibrado, experiente. Sobraram adjetivos para elogiar a descontraída entrevista de Ênio Lima ao Sala de Imprensa, projeto da Central de Produção Jornalística (CPJ) do curso de Jornalismo da Newton Paiva. Nascido em Montes Claros, norte de Minas, o respeitado narrador da Itatiaia veio para Belo Horizonte para se tornar o famoso ‘Garoto que marcou’.

Ênio, conhecido por transmitir jogos do América, esclareceu dúvidas sobre as expectativas dos alunos a respeito da profissão. Respondeu as perguntas com sinceridade, contou curiosidades e fatos engraçados dos bastidores de uma narração esportiva. E quando perguntado sobre quais dicas daria aos novos alunos de jornalismo, foi pontual. Citou a perseverança, a dedicação, e sempre se preparar bem, como principais virtudes de um bom jornalista.
- O ideal é aprofundar ao máximo todas as questões. Ter um diferencial, pois o mercado de hoje é muito competitivo. É bom ter algo de diferente para apresentar, elaborar algum projeto novo, e sempre procurar pensar além do básico. Sem olhar para barreiras e com bastante empenho.

Ênio Lima confessou que vai realizar seu sonho como profissional ainda este ano. Fará transmissões de jogos da Copa do Mundo. Apesar de saber das dificuldades que o Brasil enfrenta para organizar o evento, o narrador se mostrou otimista, ressaltando que “o brasileiro está encarnando o espírito de Copa do Mundo”.
- Embora ainda tenha muita rejeição, minha expectativa para o evento é boa. A Copa é muito importante para todos nós, pois os olhares do mundo estão voltados para o Brasil. Então, nosso dever é saber tratar bem os estrangeiros, para que eles possam voltar outras vezes e conhecer as belezas do nosso país. Além da oportunidade de podermos mostrar a nossa cultura.

                                
 O momento ápice da entrevista, que fez o público se comover, foi quando Ênio Lima simulou a narração de uma cobrança de pênalti decisiva. No enredo, se o batedor marcasse o gol, levaria o time de Pato Branco (equipe pela qual Ênio fazia o papel de narrador-torcedor) à primeira divisão do campeonato paranaense. Para enaltecer o momento de descontração e atrair os espectadores, utilizou os professores Menoti e Eustáquio, como se fossem atacante e goleiro. Depois de muita empolgação na narração, e expectativa para que o ‘jogador’ Menoti convertesse a penalidade, todos ficaram atentos para saber o que iria acontecer. Por fim, o craque do Pato Branco perde o pênalti, levando o narrador, que deveria ser imparcial, à ira. A brincadeira fez todos aclamarem e cair em gargalhadas.

Daniel Pereira da Silva está começando o curso de Jornalismo da Newton Paiva nesse semestre e assistiu a entrevista. Ele elogiou a apresentação do narrador, se mostrando satisfeito por ter tirado as dúvidas que ele tinha sobre a profissão.
 - Achei ótimo! O Ênio foi desenvolto e, apesar de dizer que tem dificuldades para falar em público, se mostrou um grande conhecedor da área. Cativou e atiçou a curiosidade de todos que o assistiam.



                                                                                                Foto: Arthur Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário