terça-feira, 10 de março de 2015

O balanço atual da crise hídrica no Brasil


Opinião por Bárbara Lopes

Há alguns anos, não se fazia ideia de que a água potável, aquela que usamos todos os dias em nossas casas, poderia acabar. Vivíamos em função do desperdício, sem nos preocuparmos com as consequências que este uso exagerado poderia causar. Mas será que toda a população já se conscientizou sobre a real importância da economia?

Com o aumento da população brasileira, e consequente ampliação dos setores agrícola e industrial, e de outros meios em que a utilização de recursos hídricos é necessária, a demanda do consumo da água se fez automaticamente maior. O setor agrícola brasileiro é responsável pelo uso de 70% da água distribuída pelos abastecimentos, sendo assim, o maior consumidor de água do país. Também temos como principais responsáveis pela falta de água os fatores climáticos — como a escassez de chuvas e a poluição das fontes — além da má administração e gerenciamento da distribuição dos recursos hídricos, que é considerada a principal responsável pela crise. De acordo com a ONU, mais de um bilhão de pessoas no mundo não tem acesso à água potável, e apenas 3% da água de todo o planeta é própria para o consumo humano.

Segundo dados da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), na Região Norte, o nível dos reservatórios foi de 42,98% para 43,51%; na região Sudeste/Centro-Oeste, expandiu-se de 31,49% para 32,09%. Já no Nordeste do país, o nível foi elevado de 29,59% para 29,64%. O principal reservatório que abastece as regiões Sudeste/Centro-Oeste encontra-se com volume de água de 31,41%, e a região Sul encontra-se com o índice de 44,67%. Apesar destes dados serem relevantes, ainda não é o necessário para que possamos nos tranquilizar, o desperdício ainda preocupa.

No Brasil, utilizamos cerca de 5 vezes mais água do que o necessário. É comum nos depararmos com situações que comprovem estes fatos. O desperdício de água está em toda parte, em quase tudo que fazemos em nossas residências ou locais de trabalho.

O governo vem discutindo soluções que resolvam a crise hídrica, melhorando a maneira com que se distribui a água que vem dos reservatórios. Como medida emergencial, têm-se utilizado métodos como o racionamento e a redução nos vazamentos de hidrelétrica. Porém, apesar de todos baterem na mesma tecla, a principal maneira de solucionar este problema ainda é a conscientização da população. Por isso, a utilização da água de maneira correta, para evitar o desperdício, é dever de cada cidadão. A criação de determinadas leis relacionadas ao uso consciente da água também é uma solução que vem sendo discutida, e poderia ser eficiente neste processo de fazer com que a população se conscientize.

O maior inimigo do consumo de água consciente em nossas casas é o banheiro, onde utilizamos cerca de 75% do volume total de água que vem para as nossas residências. Atos simples, como reduzir o tempo do banho, fechar a torneira ao escovarmos os dentes ou diminuir a frequência com que damos descarga ao longo do dia seriam cruciais para que possamos diminuir o uso excessivo. A reutilização da água também é uma maneira importante de se fazer bom uso deste recurso e é um método muito utilizado no Japão, por exemplo, onde cerca de 80% da água é reaproveitada.

A partir do momento em que nos dermos conta de que a consequência do desperdício afetará a nós mesmos, encontraremos a resposta para este problema. O ser humano precisa compreender que ele é um dos principais causadores da crise hídrica, porém, também pode ser o principal solucionador da questão.